O que é a Ouvidoria ?
É o meio de comunicação direto entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, uma porta aberta para a cidadania.
É o espaço que permite ao cidadão colaborar com a qualidade dos serviços prestados.
É um serviço oferecido ao cidadão para que este possa se manifestar, fazendo denúncias, reclamações/críticas , pedindo informações/ solicitações , oferecendo sugestões de aprimoramento ou mesmo elogiando o desempenho da Câmara de Vereadores.
Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas.
Para que serve a Ouvidoria ?
Para receber , analisar e responder as manifestações enviadas pelos cidadãos ( denúncias, elogios, informações/ solicitações , reclamações/críticas e sugestões) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.
Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.
Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Câmara de Vereadores à população , sugerindo e recomendando providências.
A ouvidoria possibilita ao cidadão :
- Enumerar falhas;
- Sinalizar necessidades;
- Sugerir alternativas;
- Reafirmar os bons serviços prestados pela Instituição.
Tipos de manifestação
Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo. | |
Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Câmara de Vereadores. | |
Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Câmara Municipal. | |
Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo. | |
Idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Câmara de Vereadores. |
Situação da Manifestação
Em Andamento |
Manifestação cadastrada e em análise na Ouvidoria. |
Encerrada | Resposta final da manifestação encaminhada ao Cidadão. |
Arquivada |
Manifestação que apenas veicula conteúdo calunioso, difamatório ou injurioso contra agente Público ou a instituição será arquivada pela Ouvidoria. |
Inconsistente |
Manifestação com informações insuficientes ao seu processamento. |
Canais de Acesso a Ouvidoria
E-mail:contato@maripademinas.cam.mg.gov.br
Telefone: (32)3364-1232
Endereço: Rua Francisca de Souza
Nº: 149 – Centro – Maripá de Minas – MG
CEP: 36608-000
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